TEMPERAMENTO   A CONVIVÊNCIA COM PERSA

 
           Normalmente, os Gatos Persas são dóceis e carinhosos. Porém, a maneira como os filhotes são tratados  pelos criadores influenciam muito  seu temperamento. Portanto, não se pode adotar como regra que um persa será calmo, alegre e carinhoso, ou arredio, assustado e agressivo. Isso dependerá de como ele foi criado desde tenra idade. 
          Falaremos um pouco a respeito do temperamento e comportamento  dos Gatos persas, em especial dos filhotes do Gatil Blaze Star. 

         
Apesar do mito que se gerou em torno dos gatos,  tendo-os como traiçoeiros e amantes da casa, quem já teve um gatinho sabe que nada disso é verdade. Nos persas, essa afirmação seria absurda.  Eles são extremamente sensíveis e dóceis, apegados aos donos, e tão fiéis quanto os cães, principalmente se forem bem tratados e respeitados. Possuem grande percepção e inteligência, surpreendendo-nos, com frequência, em diversas situações.
        
Carinhoso e brincalhão, ele fala pelo olhar, e expressa-se das mais variadas formas, mostrando claramente seus desejos, seu modo de agir, sentir  e pensar. Sim, eles realmente pensam. E mostram o quanto podem ser leais, companheiros e fiéis a quem os ama.
        
Sua personalidade  varia dependendo da raça; o temperamento  dos persas é encantador. Eles  perderam boa parte de seus instintos naturais, uma vez que essa raça  surgiu de consecutivos acasalamentos entre gatos domésticos, que não precisavam caçar para comer, e tinham todas as suas necessidades satisfeitas pelos  seus donos.
        
São criaturas adoráveis, sensíveis e inteligentes. Eles  adoram a companhia das pessoas.  Calmos e quietos, raramente miam, e aprendem facilmente o que lhes é ensinado. São bastante disciplinados em relação aos seus hábitos diários, que se tornam regulares e perfeitamente sincronizados aos hábitos da família com a qual convivem.
         
Normalmente, ele  elege alguém na casa para ser seu dono, e não o contrário; relaciona-se muito bem com toda a família, mas sua preferência por alguém é notória.
         
O dia-a-dia com um gato é diferente do que com um cão. O gato tem vontade própria, e manifesta essas vontades; o simples fato de você não atendê-lo, já representa uma punição para ele. Muito sociável, ele cumprimenta alegremente a todos. Mas eles tem um sexto sentido e,  quando não gostam  de alguma pessoa, não adianta forçá-lo a isso: com certeza, ele tem suas razões. Mas fique tranquilo: raramente um persa atacará alguém.
       
A convivência diária é muito gratificante. Extremamente inteligentes e sensíveis, perceberão logo suas preferências e as respeitarão, retribuindo em cada gesto o carinho e atenção que lhes for dispensada. Em função de seu temperamento calmo, eles não gostam de MUITO barulho, brigas e discussões, ou de muita agitação e correria.
       
Companheiro inseparável, se você estiver triste ou doente, seu gato estará sempre ao seu lado, até que ele perceba que você já está bem; se estiver nervoso, ele o acalmará com carinhos e com seu ronronar, consolando-o. Quando você sair ou estiver viajando,  ele sentirá sua ausência, e festejará carinhosamente quando você retornar.
         
Muito limpos, preocupam-se constantemente  com sua higiene pessoal. Lambem-se por inteiro, várias vezes ao dia, principalmente após as refeições, antes de dormir e quando acordam. Dessa forma, promovem a limpeza de sua pelagem e penteia seus pêlos, já que os gatos possuem a   língua áspera,  própria para isso.
        
Somente fazem suas necessidades no local apropriado, que deve estar sempre limpo. Se não estiver, provavelmente ele o chamará para que você o limpe  e ele  possa utilizá-lo. Não apreciam constantes mudanças de local de seus utensílios, como bandeja sanitária e potes de água e comida; procure  deixar suas coisas sempre num mesmo lugar; caso contrário, ele poderá sentir-se perdido e talvez faça suas necessidades em locais impróprios. Isso também pode acontecer quando algo não vai bem com ele.
        
Costumam dormir bastante, e mostram-se mais ativos pela manhã e á noite. Ele mesmo escolherá o local que mais lhe agrada para dormir, que poderá ser a seus pés,  no chão, ao lado de sua cama, ou mesmo em algum outro local da casa. Mas não se assuste se procurar seu gatinho durante o dia e não encontrá-lo: ele, extremamente curioso, explora todos os cantinhos da casa, e provavelmente estará dormindo dentro de seu armário, numa gaveta ou mesmo dentro da máquina de lavar roupas, ou quem sabe em alguma caixa que parecia escondida para você, mas que  se tornou extremamente interessante para ele!
        
São gatos de baixa atividade;  não costumam pular em locais altos, como móveis e muros. Aliás, os persas não gostam de sair para a rua, sozinhos ou com seus donos; portanto, se você deseja que seu amiguinho  seja sua companhia para  passeios externos, procure habituá-lo  a isso desde pequeno.
          
Qualquer coisa torna-se uma brincadeira esfuziante para eles. Um fiozinho pelo chão, uma bolinha de papel, uma folha seca, algo pendurado. Um inseto que voa baixo. É incrível o dom que eles possuem de divertir-se com tão pouco, e mais ainda, de divertir-nos também. Você poderá passar horas observando seu  gato brincar, sem se cansar. Experimente jogar bolinhas para ele; é comum que ele traga de volta para você, como um cachorro faria. 
         
Seus movimentos nos fazem  lembrar de uma bailarina dançando, tal a delicadeza, elegância e beleza com que se movem. Ele poderia andar sobre sua penteadeira e, se não fossem seus longos pelos, com certeza ele não derrubaria um objeto sequer.
           
Os filhotes também adoram  disputar entre si. Esse tipo de brincadeira os auxilia para que eles tomem conhecimento da própria força e  desenvolvam  seus reflexos e agilidade para a vida futura.
          
Diferente do que se pensa, um gato jamais se jogará através de uma janela de apartamento, por exemplo, de maneira deliberada. Isso ocorre com alguma frequência devido ao fato do gato não ter conhecimento de que se trata de tão grande perigo. Um pássaro voando, um inseto, ou até mesmo o hábito do gatinho dormir num parapeito e virar-se durante o sono causará um acidente que poderá ser fatal para ele. Portanto, redes de segurança e uma bronca quando ele se dirigir a uma varanda ou subir no parapeito de uma janela, caso você more num apartamento, são absolutamente convenientes e necessárias. A perda de seu companheirinho tão amado, por algum motivo que poderia ter sido evitado, é algo que  marcará você  para o resto de sua  vida.
          
A maneira de expressar seus sentimentos  são muitas, e com a convivência, você logo aprende a identificá-las. O abanar da cauda pode ter vários significados: se ele erguê-la verticalmente e balançar  somente a ponta, ele está satisfeito e significa que ele está fazendo um gracejo para você. Se ele agitá-la por inteiro, rapidamente e com a cauda abaixada, é um sinal de irritação; o  mesmo acontece quando ele posiciona suas orelhas para baixo e para trás. Quando ele estiver em alerta,  manterá  seu corpo rente ao chão, pronto para uma investida, enquanto ele avalia se o que avistou  representa ou não uma ameaça, ou uma brincadeira.
         
Seu olhar também significa muito, pois eles  se expressam claramente através dele. Muitas pessoas que convivem com gatos sabem exatamente o que seu gatinho deseja, somente pelo olhar.
         
Quando ele estiver feliz, você também perceberá logo.  Seu ronronar característico não deixa dúvidas. É frequente que um gato “converse” com você, quando  você estiver falando com ele. Ele poderá miar baixinho, ou talvez, somente fazer um movimento com a boca, sem som algum. Isso representa  que ele quer estabelecer uma relação mais estreita com você,  e ele  demonstra, dessa maneira, que está lhe dando atenção e  está compreendendo perfeitamente o  que você está dizendo a ele.
         
A maior expressão  de prazer e confiança que um gato pode manifestar  é quando ele vira de barriga para cima pedindo seu carinho, acompanhado de um ronronar bem alto, e então ele  abre e fecha as patinhas  em você, como se estivesse a massageá-lo, num movimento semelhante ao de amassar um pão. Isso significa que você conquistou totalmente sua confiança, e ele está pronto para dar todo o amor para seu feliz dono.

Texto: Elaine Jordão
Gatil Blaze Star